6 de out de 2011

Barrinhas de Nanaimo by Saboreando a Vida

Vê se nào dá pra babar em frente ao computador?Sou super fã da Marly do blog Saboreando a Vida.Ela faz verdadeiras delícias como essa.Vou repassar a receita,mas vale super a pena visitar e vasculhar tudo por que o blog é maravilhososem  contar que  fiquei em dúvida de qual delícia postar!Corre lá que tem a história e o porque do nome do doce.E VÊ SE NÃO FICA COM PREGUICA HEIMMMM


Barrinhas de Nanaimo

Camada inferior:

1 / 2 xícara (113 gramas) de manteiga sem sal à temperatura ambiente
1 / 4 xícara (50 gramas) de açúcar granulado branco
1 / 3 xícara (30 gramas) de cacau em pó sem açúcar
1 ovo grande, levemente batido
1 colher de chá de essência de baunilha
2 xícaras (200 gramas) de migalhas de biscoito cream cracker ou "Maizena" (digestivos) esmagados
1 xícara (65 gramas) de coco adoçado (ralado ou em flocos)
1 / 2 xícara (50 gramas) de nozes ou pecans, picadas

Camada do meio:

1 / 4 xícara (56 gramas) de manteiga sem sal à  temperatura ambiente
2 ou 3 colheres de sopa de leite ou creme de leite
2 colheres de sopa (20 gramas) de creme de baunilha em pó ou pó de pudim de baunilha
1 / 2 colher de extrato de baunilha
2 xícaras (230 gramas) de açúcar em pó (confeiteiro ou refinado)

Camada superior:

120 gramas de chocolate meio amargo (usei muito mais, cerca de 220g, pois achei o chocolate insuficiente)
1 colher de sopa (14 gramas) de manteiga sem sal  (recomendo o uso de creme de leite, pois o ganache fica mais fácil de espalhar. Para os 220g de chocolate usei 60g de creme de leite) 

Preparo

Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm por 20cm e ponha-a de lado (a receita original indica 23X23cm, mas mesmo a de 20X20cm não se enche até a borda).

Camada inferior
Em uma panela, em fogo baixo, derreta a manteiga. Retire do fogo e acrescente o açúcar e o cacau em pó. Adicione, aos poucos, o ovo batido. Volte a panela ao fogo baixo e cozinhe, mexendo sempre, até que a mistura engrosse (1-2 minutos). Retire do fogo e acrescente o extrato de baunilha, as migalhas dos biscoitos,  o coco e as nozes picadas. Pressione a mistura uniformente sobre o fundo da forma preparada. Cubra com filme plástico e leve à geladeira até ficar firme (cerca de uma hora).

Camada do meio
Na batedeira ou com um misturador de mão (mixer),  bata a manteiga até ficar homogênea e cremosa (a minha não ficou cremosa, nem consegui bater direito, porque a manteiga era muito pouca, rsrs). Adicione os ingredientes restantes e bata até misturar tudo muito bem. Se a mistura ficar muito grossa, para espalhar, adicione um tiquinho mais de leite. Espalhe o recheio sobre a camada inferior, cubra com filme transparente e leve à geladeira até ficar firme (cerca de 30 minutos).

Camada superior
Pique o chocolate em pedaços pequenos. Então, em uma tigela refratária, sobre uma panela com água fervente, derreta o chocolate e a manteiga. Espalhe o chocolate derretido uniformemente sobre o recheio e leve à geladeira por cerca de 10 minutos ou apenas até que o chocolate fique firme. Usando uma faca afiada, corte o doce em quadradinhos.
 
http://saborear-saboreandoavida.blogspot.com/
 

Nenhum comentário:

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...